quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Gestação

Uma das coisas mais curiosas da existência humana é a simplicidade do desânimo. Todo ser humano, querendo ou não, é desanimado. Mas não é sobre isso que converso hoje.
Eu sou desanimado, tenho um desânimo natural. Mas me impressiona ser impulsionado por um sorriso. Uma coisa de acordar todo dia sem querer querer alguma coisa, mas vem à cabeça aquele sorriso. Há nove meses sou impulsionado por um sorriso.
É engraçada essa coisa de amar. Simplesmente se ama. Se ama com os defeitos, com os problemas. Simplesmente se ama. E sou defeituoso. Por deus, como eu sou! Mas, talvez, seja esse defeito que a faz prosseguir.
E tem a coisa do tesão, perdão a quem não sabe o que é tesão. É isso: T. Tesão. Tem a coisa das brigas. Das reconciliações. Do tudo. A coisa do texto, esse emaranhado de frase, por vezes desconexas... E tem a coisa da vida.
Às vezes, nem sei direito o motivo, não quero acordar e fico buscando sentido para a vida, uma coisa meio doida, mas fico. E encontro. Talvez, seja pesado demais. Não é depósito em alguém. É a vida com alguém. E agora, vou escrever um texto de amor...
Nos conhecemos quando nos deveríamos conhecer. E nos erros que cometemos acabamos por nos acertar. Poderia falar dos olhares na escada. No suspiro da sacada. No francês enrolado, mas não quero, mas não posso.
Todo e qualquer texto é carregado de um olhar próprio, mas deixa de ser seu quando se esvai pelas ondas da vida. Pelas ondas do silêncio. Pelas mudas palavras do amor...
Mas era assim e deveria ser assim e foi por fim.
E foi assim que se começou uma história com raízes na história, com olhares, lugares, cinemas... uma história comum. Mas que poderia ser sua. Se você tivesse a sorte que eu tenho de ser naturalmente desanimado. Quem sabe assim, alguém também surgiria para te animar.

Um comentário:

Andre de Lemos disse...

salve ...

pois é ... quase não acesso esse meu blog, que é mais um desabafo p/ mim mesmo ... exorcizar demônios as vezes, saca? O texto o SBH foi um desses que eu precisava escrever. Só para escrever... coisa de louco, né?

enfim ... bonito texto sobre o desânimo. Se couber aqui minha humilde opinião, viver é que desanima. "Anima" do grego é alma. As vezes tenho a impressão que a nossa vida nesse mundo destrambelhado assassina nossa "alma" (sem conotação clichê-religiosa, por favor) aos poucos, lentamente e com requinte de crueldade. Mas é vida. A vida não é esse romance de novela da Globo que começa com uma pessoa humilde ficando rica, passa pelas tramóias da(o) gêmea(o) ruim contra a(o) gêmea(o) boa(bom) e termina num casamento.

A vida tem desas coisas que desanimam. Mas como disse meu querido Zarathustra, se tivermos coragem de enfrentar a escuridão de sua floresta, poderemos encontrar as belas roseiras que residem entre seus ciprestes.

Encontrar essas rosas, mesmo com seus espinhos, meu amigo, animam nossos dias cada vez mais desanimados.